Gravidez na Adolescência - CAVI- Projeto


 


Vamos relatar que a ONG “Casa de Apoia à Vida”, vinculada ao Centro Espírita Allan Kardec, que atende adolescentes grávidas através de um projeto social.

Tem um Curso de Maternagem, onde ensina, auxilia as adolescentes com temas relacionados à gravidez; aos cuidados com o bebê; cuidados com a vida pessoal; relacionamentos com familiares e companheiros, entre outros temas.

Fazem oficinas para fazer curso profissionalizante para a formação das mesmas após a gravidez e o seu sustento.

A Casa as atendem uma vez por semana, onde os encontros são voltados a Maternagem. 

São senhoras voluntárias da Casa e equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, pediatra, assessoria jurídica.

Em um segundo momento, as adolescentes são convidadas a fazer as oficinas de profissionalização, onde as mesmas escolhem um outros dia da semana para frequentar as aulas de ensino profissionalizante.

Para este atendimento, são fornecidos a passagem de ônibus para as adolescentes, tanto nas oficinas de Maternagem, como nas oficinas profissionalizantes.

São fornecidos, também um lanche, para que possam se alimentar, pois elas passam um período da tarde na Instituição.

Além dessa abordagem geral da vida da adolescente e seu bebê, têm oficinas de profissionalização. Sendo de 

1- “Kit Festas”, que ensina fazer salgados, doces para festas.

2- “Manicure”, que ensina coisas relacionadas a beleza da mulher.

3- Cabeleireira, que também ensina a cuidar da beleza feminina. 

4-”Informática”, que ensina tarefas no computador como lidar com o editor de textos, editor de planilhas e outros aplicativos e programas, geralmente usados em escritórios.

O Objetivo dessas Oficinas é auxiliar as adolescentes ter uma atividade laboral, após ter os bebês, para o seu sustento. 

Mas além da abordagem profissional tem uma abordagem de autonomia, compromisso, empreendedorismo, que as mesmas vão levar para a vida toda.

A Casa de Apoia à Vida, participa do programa da Prefeitura, da Feac e de doação.

Uma vez por ano e alguns dias específicos, as voluntárias de Artesanato, confeccionam artesanatos, para venda e ajudar a manter o trabalho da CAVI.

Após o período de 4 meses, tempo que dura o atendimento,  adolescentes são orientadas a procurar os equipamentos sociais da prefeitura de Campinas, Continuar os estudos do ensino fundamental e médio.

Uma sugestão nossa é que as mesmas usem a internet, para continuar a formação profissional. Indicamos um artigo de um blog, que aborda: “vale a pena fazer curso profissionalizante”, pois  a adolescente tem a chance de aprender uma profissão e o estudo EaD ou online têm muitas oportunidade de aprendizado.

Visitem esta Ong, é muito boa, vale a pena conhecer, ajudar, pois o trabalho é lindo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adolescência definição e aspectos gerais