Adolescência definição e aspectos gerais

 Para analisar a adolescência precisamos entender primeiramente sua definição e alguns aspectos que envolvem este tema.

Podemos definir a adolescência como: O período de transição da infância para a idade adulta; no aspecto biológico a adolescência se inicia ao final da puberdade. A puberdade é considerada como um fenômeno biológico, momento em que o ser humano adquire a capacidade de se reproduzir.

A adolescência é, portanto a fase de vida do ser humano que está compreendida entre a infância e a idade adulta, passando ser mais estudada na sociedade moderna.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, entende-se a adolescência como o período dos 10 aos 20 anos.

Até o século XVI a adolescência foi confundida com a infância; historicamente a adolescência surge com a complexidade e modernização da sociedade. O autor Becker (1985) comenta, que a adolescência é um conceito novo e está relacionado com a ascensão da burguesia ao poder econômico e político da sociedade. Nesta época, houve uma estruturação escolar e a adolescência passou a ser diferenciada da infância. 

Este conceito poderá se alterar conforme a cultura dos povos e a época. Nas sociedades indígenas, e em sociedades de culturas não ocidentais, o conceito de criança e adolescência também muda. Nestas sociedades o que ocorre é uma mudança da infância para a vida adulta, sem reconhecer a fase da adolescência.

Nos aspectos social e econômico a adolescência vai depender da classe social e dos indivíduos. Bock et all (2002, p.294) no livro “Psicologias”, comentam que a adolescência é construída socialmente e culturalmente. pois a adolescência dependerá da preparação dos jovens para a vida adulta. 

Os autores comentam que uma sociedade mais evoluída tecnicamente e industrializada vai exigir um maior tempo de preparo de seus jovens para dela participar (no mercado de trabalho).

. Um jovem da classe operária, geralmente, vai realizar um curso técnico e consequentemente vai demorar menos tempo no preparo para a vida adulta se comparado com um jovem da classe média que irá cursar a universidade. Já um jovem de família empobrecida, poderá estudar menos ou até abandonar os estudos para iniciar-se na atividade econômica, garantindo assim o sustento seu e de sua família.

O jovem da classe empobrecida chegará à adolescência com a necessidade básica de alimentação, roupa, com muitas dificuldades e geralmente sem pensar em conflitos familiares, corporais e sexuais, ou seja, a adolescência para estes jovens, se dá de forma bem diferente do que para os jovens de classes mais favorecidas.

Percebemos que esta fase da vida humana depende muito da época, da cultura dos povos e dos padrões sociais em que está inserida. Em nossa sociedade atualmente é o fator econômico que irá determinar a adolescência de nossos jovens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez na Adolescência - CAVI- Projeto